BLOG

5 Dicas Infalíveis para conquistar clientes e vender mais

5 Dicas Infalíveis para conquistar clientes e vender mais

Sabemos que conquistar, vender e fidelizar clientes é um processo fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Esse recurso torna-se ainda mais importante em tempos de recuperação econômica. O primeiro passo é ter um bom produto ou serviço e acreditar de verdade no que está oferecendo. Conhecer o cliente, planejar, organizar e negociar com sinceridade são etapas a serem cumpridas à risca para a concretização da venda e a fidelização do cliente.

 

Separamos 5 dicas que vão deixar a equipe de vendas mais preparada e confiante na hora de fechar um negócio.

 

Prepare-se

 

Antes de sair a campo, pesquise. Tente se aprofundar ao máximo no negócio da empresa que está prospectando. Entre no site, acesse todas as redes sociais, entre também nas redes sociais do comprador que você irá se reunir, tente conhecê-lo um pouco e faça um network para descobrir mais sobre a empresa. Desta maneira, você chegará para reunião abastecido com as melhores informações e pronto para fazer uma boa venda.

 

Pergunte

 

O cliente quer apenas uma coisa: que você resolva o problema dele. Para isso, é preciso descobrir qual é a dificuldade que a empresa dele está atravessando. Quando souber, pergunte o motivo cinco vezes seguidas tentando direcionar a conversa para uma solução.

Veja o exemplo: O cliente alega que as vendas estão baixas.

Vendedor: Por quê?

Cliente: Porque estamos com problemas de efetuar e validar pedidos.

Vendedor: Essa dificuldade de efetuar pedidos você acredita que seja por quê?

Cliente: Meus vendedores têm dificuldades em analisar as condições comerciais dos clientes.

Vendedor: E por que esta dificuldade com a análise das condições comerciais?

Cliente: O processo é muito demorado e o cliente acaba desistindo da compra.

Vendedor: Por quê?

Cliente: Minha equipe de vendas usa um software de gestão que não possui essa função.

Vendedor: Por quê?

Cliente: Quero trocar, mas acho que dá muito trabalho e acredito que esses sistemas são bem parecidos.

 

Ofereça

 

Nada de empurrar uma venda goela abaixo. O cliente precisa entender que você está ali para oferecer uma solução para o problema dele. Se ele pensar que você é apenas um tirador de pedidos, sua venda estará perdida.

 

Negocie

 

Chegou a hora do cliente querer negociar. Ouça mais. Busque entender o que ele valoriza na sua solução e não ceda sem iniciar uma negociação. A ideia aqui é buscar um acordo que seja benéfico para ambos.

 

Feche

 

Logo após apertarem as mãos, faça um resumo verbal de tudo que conversaram. Depois envie um e-mail para o cliente com um resumo da pauta, listando todos os pontos acordados.

 

Feito tudo isso é só assinar o contrato.