Você já deve ter percebido que estamos vivendo em uma era que praticamente tudo que vemos, ouvimos e lemos está, de alguma maneira, relacionado à internet, mobilidade e redes sociais. Na verdade, isso mostra que estamos vivendo nos tempos da transformação digital. Obviamente, no processo de vendas isso não seria diferente.

Temas como experiência de consumo, pós-venda, internet das coisas e responsividade eram tratados como novidades e até mesmo como promessas. Atualmente, esses conceitos já estão presentes em quase todos os segmentos de mercado, algo que tem impactado expressivamente a maneira como as pessoas se relacionam tanto no pessoal quanto no profissional.

Você já ouviu falar sobre transformação digital? Hoje, nosso texto é destinado a entender mais a fundo esse termo que tem ganhado cada vez mais destaque no processo de vendas, influenciando diretamente na forma como empresas se aproximam de seus clientes por meio da tecnologia.

Vamos lá? Boa leitura!

O que é transformação digital?

As empresas que surgiram antes da internet enfrentam hoje um grande desafio, pois as estratégias que utilizavam no passado para se aproximar do consumidor e vender para ele já não se aplicam mais no mercado atual. Tudo isso é graças à transformação digital, que faz com que empresas usem a tecnologia com o objetivo de aumentar o alcance que possuem, melhorando seus produtos, processos e estratégias.

Para exemplificar, temos um negócio que deu certo por muitos e muitos anos, mas que acabou perdendo sua relevância e quase já não é visto mais por aí: as locadoras de vídeos. Com as novas preferências de consumo, em conjunto com as novas oportunidades oferecidas pela tecnologia, os canais de streaming tomaram conta desse mercado, possibilitando que as pessoas assistam a filmes, documentários e séries no conforto de suas casas, por um preço acessível e fixo por mês.

Entretanto, engana-se quem pensa que a transformação digital gira em torno apenas de abrir as portas da empresa para a tecnologia ao fazer com que ela crie um blog ou uma fanpage. Estamos falando de uma mudança estrutural, que de um lado pode parecer assustadora para aqueles que se sentiam confortáveis atuando com suas técnicas antigas, mas que representa um leque de oportunidades, além de dar a chance de que a empresa melhore significativamente sua produtividade por utilizar tecnologias que permitam que o relacionamento entre ela e seus clientes seja estreitado.

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Como usar a transformação digital para melhorar o processo de vendas?

Talvez você esteja se perguntando como a sua empresa pode usar a tecnologia para transformar seu processo de vendas. Abaixo, separamos algumas iniciativas que devem ser colocadas em prática o quanto antes para maximizar seus resultados. Confira:

Adapte sua empresa à mobilidade

Smartphones e tablets estão sendo cada vez mais usados na hora de conquistar um cliente. Por isso, possibilite que seus produtos e serviços possam ser acessados a qualquer hora e lugar, de maneira fácil, intuitiva e com máxima qualidade. Isso facilita até mesmo a vida dos vendedores, que poderão expor com mais rapidez os produtos que estão disponíveis para venda.

Procure ter presença digital

Ter uma forte presença digital e utilizar as redes sociais da melhor forma para conversar com seu público-alvo e divulgar seus produtos e serviços também é uma excelente maneira de utilizar a tecnologia a favor do seu negócio. Entretanto, vale lembrar que cada público deve ser tratado individualmente, pois materiais genéricos já não atraem mais ninguém. Se você quer atingir um potencial cliente, a abordagem deve ser diferente de um que já efetuou a venda, por exemplo.

Analise os dados coletados

Hoje, tudo o que seu público-alvo faz online pode ser analisado: se ele permanece um tempo a mais em determinada página, se ele clica em certo anúncio, se ele usa mais determinadas palavras para buscar por alguma coisa, dentre outros exemplos. Ele literalmente deixa “rastros” que podem te nortear em relação à estratégia de vendas a ser tomada para conquistá-lo.

Adote um software de automação de vendas

Uma ferramenta de automação de vendas possibilita que o processo de vendas seja organizado com mais praticidade, agilidade e simplicidade. Além disso, otimiza o tempo dos vendedores e disponibiliza recursos para que vendam de maneira padronizada, organizada e eficiente. Se quiser conhecer as soluções da Landix para sua força de vendas, clique aqui.

Pronto(a) para usar a transformação digital a favor dos seus negócios? Deixe seu comentário abaixo nos dizendo o que você achou deste tema e como ele pode ajudar a melhorar os resultados da sua empresa.
Até a próxima!