Automação da Força de Vendas & ERP: como fazer a integração? - Landix

BLOG

Automação da Força de Vendas & ERP: como fazer a integração?

A automação da força de vendas é um conceito de mercado que pode significar coisas diferentes para diversas pessoas. Mas em linhas gerais, essa automação inclui todas as tecnologias, técnicas e estratégias nas quais as vendas bem-sucedidas são construídas. 

A abordagem que está mais alinhada com nossa realidade está relacionada à gestão de pedidos por meio de um software compatível com Smartphone, onde o pedido feito pelo vendedor externo no aplicativo cai direto no sistema. 

O objetivo maior é otimizar todo o processo de vendas para tornar os negócios mais eficientes, melhorar as interações com os clientes, aumentar a satisfação geral e economizar tempo e dinheiro.

Melhores integrações de automação da força de vendas

Os representantes de vendas que utilizam softwares de automação de força de vendas consideram a solução extremamente útil para otimizar seus processos. 

Isso acontece pois a automação está intimamente ligada com a flexibilidade que pode ser oferecida tanto aos vendedores quanto à própria organização. 

Isso faz com que todos os processos se tornem ágeis e facilmente rastreáveis, uma vez que os dispositivos dos representantes estão conectados ao sistema principal da empresa.

Dessa maneira, as informações obtidas se tornam muito mais transparentes e confiáveis.

A boa notícia é que quando o software de automação da força de vendas é integrado a outras soluções, o processo se torna ainda mais suave. Uma das escolhas mais frequentes são os sistemas ERP.

Leia também – 5 passos para um planejamento de vendas de sucesso

Mas o que é um sistema ERP?

Os ERPs centralizam todos os seus sistemas, compartilhando dados com facilidade entre eles. Além disso, a integração com ERP fornece acesso contínuo a todos os softwares através de um único login. 

Em outras palavras, seus usuários podem trabalhar com todos os sistemas que sua empresa implementou com um conjunto de credenciais.

O que é especialmente útil para as empresas é que os dados coletados e armazenados em todos os sistemas são acessíveis a todos com acesso ao ERP. Dessa forma, mais do que apenas seus representantes podem acessar seus dados de vendas. 

Se você deseja que seus profissionais de marketing, analistas de dados, atendimento ao cliente ou profissionais de RH olhem os dados de vendas por qualquer motivo, eles podem fazer isso graças à integração do ERP.
Leia também – 3 motivos que confirmam que a mobilidade pode acelerar as vendas

Por que fazer a integração?

Ao integrar seu software de automação a um sistema ERP, uma empresa pode obter ferramentas avançadas para otimizar os relacionamentos entre o pessoal de vendas, o back office e a produção.

O principal valor aqui é que ajuda as empresas a atrair novos clientes, fornecendo uma estrutura e um processo para transformar clientes em potencial em leads, cotações e oportunidades de vendas.

Com a integração do ERP e do software de automação da força de vendas, os usuários podem receber rapidamente cotações de vendas e gerar um pedido para o back office, dando aos funcionários o aval para fabricar e distribuir o produto. 

A economia de custos advém da implementação de fluxos de trabalho de aprovação para descontos, redução de erros na entrada de pedidos e redução do trabalho manual necessário para a entrada de pedidos no ERP e no software de automação.

Em um nível alto, a integração vai garantir um aumento na precisão dos dados e maior percepção da sua base de clientes. Ao tentar integrar o ERP e software de automação da força de vendas, considere estas quatro dicas gerais:

  • Integração do produto – O aplicativo de automação deve poder fornecer acesso aos produtos contidos no sistema ERP, se você deseja obter uma integração total do processo;
  • Gerenciamento de pedidos e cotações – este é um componente necessário se uma empresa estiver procurando transformar a geração de propostas em pedidos concretos;
  • Integração de contatos e contas – Os sistemas ERP e de automação incluem informações de contato e conta, com o primeiro sendo mais focado nos endereços de cobrança e entrega, enquanto o software de automação se concentra nos prospectos e nas vendas. Sua integração precisa abordar as diferentes regras de negócios para cada sistema, além de oferecer suporte a alterações em andamento;
  • Repositório de produtos / pedidos / faturas – Uma das principais funções da integração entre os sistemas é fornecer aos seus representantes de vendas visibilidade dos status dos pedidos, além de fazer e acompanhar alterações nos pedidos.

Ao integrar seu software de automação da força de vendas a um sistema ERP, uma empresa pode obter ferramentas avançadas para otimizar os relacionamentos entre o pessoal de vendas, o back office e as operações no chão de fábrica. 

As atualizações mantêm os dois sistemas sincronizados entre si, o que é crucial para quando são feitas alterações nas operações ou quando são adicionados requisitos diferentes. Esse tipo de integração de dados adiciona uma nova camada de eficiência nas operações comerciais. 

Como fazer a integração?

Se você quer acertar no processo de integração, saiba que a tecnologia correta é a chave para alcançar seus objetivos empresariais. E para garantir o sucesso da sua iniciativa, é necessário contar com um parceiro de confiança.

A boa notícia é que a Landix pode ser esse parceiro!

Contando com recursos de ponta e uma experiência dedicada ao setor de automação da força de vendas, você com certeza vai encontrar o sistema que mais se adequa à sua necessidade. Confira algumas de nossas soluções:

Landix Flex

Em resumo, ele é um software de automação de força de vendas com sistema multiplataforma. É compatível com os sistemas operacionais Android e Windows, podendo ser acessado por meio de smartphones, tablets, notebooks, netbooks, desktops e equipamentos robustos. 

Isso garante à sua empresa muito mais flexibilidade!

Landix SFV

Essa é a solução perfeita para você que já possui um ERP Sankhya ou Jiva em seu negócio. 

O Landix SFV garante à sua empresa muito mais flexibilidade e uma experiência de navegação extremamente agradável aos usuários, por meio de sua interface amigável.

Projetos Exclusivos

Um dos nossos maiores destaques são os sistemas personalizados.

Nesses casos, as soluções são desenvolvidas em cocriação e parceria direta com a empresa. Dessa forma, garantimos uma perfeita integração entre software, processos e pessoas, simplificando o dia a dia, reduzindo erros e custos.

Lembre-se de que ter um sistema adequado e totalmente integrado significa que você terá informações confiáveis que vão ajudar você a ter um melhor controle na gestão do seu negócio. 

É justamente por isso que a automação de vendas é um recurso muito valorizado nas empresas atuais.

Agora, depois de todas essas dicas, aproveite o momento e conheça mais sobre as nossas soluções: Landix Flex e Landix SFV.

Até breve!