Se você deseja reduzir custos e aumentar lucros na sua empresa, pode tomar diversas medidas para melhorar a gestão financeira e fazer com que a receita continue crescendo, sem perdas significativas. Uma dessas ações é realizar um controle de estoque eficiente das suas mercadorias.

Pode parecer apenas mais uma das muitas atividades operacionais dentro das empresas, mas o controle de estoque vai além. Quando bem feito, evita que sobrem ou faltem produtos e contribui para o controle financeiro do negócio, além da organização e uso inteligente do espaço físico.

As consequências de um controle de estoque mal feito

Caso o controle de estoque não ganhe a devida importância por parte dos responsáveis, pode acabar comprometendo a gestão financeira como um todo. E alguns dos problemas que podem aparecer são:

– Falta de produtos com alta demanda;
– Sobra de mercadorias com baixa procura;
– Extravio, perda, roubo, deterioração (no caso de alimentos) de produtos;
– Desconhecimento da disponibilidade de produtos;
– Informações desatualizadas e divergentes;

Essas são apenas algumas das consequências. Um controle de estoque bem feito permite que o comerciante se prepare para sazonalidades como Natal, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Black Friday, Natal etc. tendo a certeza de que existe a quantidade suficiente de produtos para venda.

Além disso, boas práticas nesta atividade minimizam erros administrativos como desacordos com o setor de Compras, evitando prejuízos financeiros e maximizando lucros para e empresa.

A importância da tecnologia no controle de estoque

Esperamos que não, mas, se a sua empresa ainda faz o controle de estoque a partir de planilhas, de forma manual, precisamos dizer que sim, você está perdendo dinheiro, e não é pouco, viu?

E não só dinheiro, você está perdendo tempo, dedicando diversas horas dos seus funcionários para atividades manuais, como preenchimento de relatórios, execução de lançamentos etc.

Desempenhando tarefas manuais, você está desperdiçando força de trabalho que poderia ser usada para atividades estratégicas para o crescimento do seu negócio, melhorando seus resultados.

Utilizar um software para automatizar as tarefas da sua força de vendas permite a diminuição de falhas humanas bem como a simplificação e agilidade de processos, além de reduzir custos com pessoal.

Conheça o Landix Flex

Agora que você já entendeu as consequências de não realizar um bom controle de estoque, e a importância dessa prática para a sua empresa bem como o uso da tecnologia nesse processo, queremos que você saiba mais sobre uma de nossas soluções: o Landix Flex.

O Landix Flex foi criado para levar praticidade, agilidade e simplicidade às empresas. Foi pensado para trazer mais economia e, consequentemente, mais lucros para o seu negócio.Tecnicamente falando, ele é um software de automação de força de vendas com sistema multiplataforma. É compatível com os sistemas operacionais Android e Windows, podendo ser acessado por meio de smartphones, tablets, notebooks, netbooks, desktops e equipamentos robustos.

Mais flexibilidade para a sua empresa.

Ao usar o Landix Flex, sua equipe de vendas ganha mais recursos para vender de forma padronizada, organizada, eficiente e descomplicada. Além de otimizar o tempo, o software proporciona uma experiência de navegação extremamente agradável aos usuários, por meio de sua interface amigável.
Confira o escopo e todas as funções do Landix Flex:

CATÁLOGO COMPLETO DE FUNÇÕES

Veja também os dispositivos compatíveis com o Landix Flex:

DISPOSITIVOS COMPATÍVEIS

Quais os benefícios?

Com o Landix Flex, você aumenta ainda mais o lucro da sua empresa, reduzindo custos e falhas operacionais que podem acontecer em decorrência de tarefas manuais e repetitivas. Conheça os benefícios do Landix Flex:

Controle de estoque: o Landix FLex retira as informações de estoque do seu ERP para mostrar ao vendedor e devolve ao ERP a informação de quantas vendas foram feitas para dar baixa no estoque. É um processo automático, uma vantagem bastante valiosa para o seu controle de estoque.

Muitos dos nossos clientes utilizam o Landix Flex para que mesmo sem mercadoria em estoque, a venda seja feita. É o caso de frigoríficos, por exemplo, que trabalham com demanda apertada.

Redução de gastos operacionais: elimine tarefas manuais, repetitivas e demoradas e reduza custos de operação com o Landix Flex.

Redução de erros humanos: libere sua força de vendas para fazer o que ela mais sabe: vender e trazer novos clientes para o seu negócio, diminuindo assim erros de processo.

Módulo de pesquisa avançado: quando tempo se perde com busca de produtos? Com o Landix Flex, esse tempo é mínimo. Fica muito mais fácil encontrar o que você precisa

Relatórios automáticos: chega de perder tempo e dinheiro criando relatórios. Com nosso software, os relatórios de venda são gerados de forma rápida e simples.

Personalização: nosso software pode ser customizado, de acordo com as suas necessidades e preferências,

Padronização de descontos: crie uma política de descontos padrão entre seus vendedores e evite disparidades.

Atende diversos segmentos: o Landix Flex atende políticas comerciais de empresas das mais variadas áreas.

Além disso, o Landix Flex pode ser integrado a qualquer ERP. Ou seja, você pode aderir à ferramenta sem precisar mudar o sistema que já existe na sua empresa. A vantagem dessa integração é que o seu sistema ficará muito mais completo, criando um diferencial ainda maior para o seu negócio.

Bom, chegamos ao fim deste artigo. Esperamos que você tenha absorvido a importância do controle de estoque para a sua empresa e o papel fundamental da tecnologia nesse processo. Se quiser saber mais sobre o Landix Flex, entre em contato.

Até a próxima!