A execução comercial pode ser definida como um conjunto de ações estratégicas que visam tornar real aquilo que foi planejado para o crescimento de um negócio, onde o principal intuito é alavancar as vendas. Simples assim.

Entretanto, por mais que seja possível fazer uma definição rápida sobre o termo, podemos te garantir que ele vai muito além disso. Sabe por quê? Em suma, quando o assunto da vez tem ligação com a área comercial, podemos afirmar que ele está relacionado a um dos setores mais importantes de qualquer empresa.

Afinal de contas, os produtos podem ser excelentes, os serviços disponíveis podem ser os mais inovadores do mercado e a estrutura da empresa pode estar bem acima das demais, mas caso o setor comercial não esteja em sinergia com o restante para colocar em prática aquilo que foi planejado, nada disso será suficiente.

Resumidamente, uma boa execução comercial é fundamental para qualquer negócio. Continue a leitura e entenda ainda mais.

Leia também: Muito prazer, Trade Marketing

Por que a execução comercial é importante?

Acredite, para conseguir resultados em suas vendas de forma eficaz é preciso contar com uma boa execução.

A empresa, ao elaborar um plano com potencial para ter sucesso, precisa ter controle sobre todos os indicadores que foram apontados pela área comercial, pois as chances de que tudo dê certo são ainda maiores quando os objetivos estratégicos definidos estão integrados com as medidas operacionais para a execução do que foi proposto.

Trabalhar desta forma dará à equipe de vendas algo que nem todas as empresas se preocupam em proporcionar: independência. Assim, a execução comercial será realizada de modo mais coerente e com acompanhamento eficiente, pois os vendedores saberão exatamente como agir ao abordar um cliente.

Isso mostra a grande importância da execução comercial dentro de uma empresa, pois é embasada em ações contínuas que visam o gerenciamento correto das vendas e o controle dos resultados conquistados, dois fatores que são fundamentais para o crescimento do negócio, principalmente em lucratividade.

 

manual de sobrevivência equipe de vendas

Como funciona a execução comercial?

Os pilares para uma execução comercial perfeita são: pessoas, operações e estratégias. Contudo, não pense neles de maneira isolada, pois o segredo está justamente no equilíbrio entre os três.

Ao planejar, organizar e traçar um plano de ação de acordo com os objetivos da empresa, a área comercial passa para a equipe de vendas a missão de implementar, de forma estratégica, aquilo que foi definido. Para que isso dê certo e saia como o esperado, tudo precisa caminhar em conjunto.

Para exemplificar melhor, abaixo estão algumas fases pelas quais a execução comercial precisa passar para ter resultado, enumeradas em sequência de prioridade:

  1. Entendimento do público-alvo do negócio
  2. Definição das ações que serão feitas no ponto de vendas por meio de um planejamento estratégico
  3. Cálculo do potencial de vendas para verificar se o que foi definido é viável
  4. Definição de metas a curto, médio e longo prazos
  5. Treinamento da equipe de vendas para facilitar a abordagem
  6. Implantação do planejamento estratégico no PDV
  7. Acompanhamento do time de vendas durante todo o período
  8. Verificação de resultados desde o início até o fim das ações
  9. Atendimento no pós-venda para fidelização

Viu como a execução comercial começa bem antes do que é feito pela equipe de vendas em campo? São várias etapas até chegar na venda propriamente dita. Pular alguma delas é, sem sombra de dúvidas, arriscado para o negócio

A tecnologia como aliada da execução comercial

Os tempos são outros e uma boa parte das empresas já está ciente disso. Agora, a tecnologia passou de opção para necessidade, pois sem ela o desenvolvimento do trabalho se torna mais difícil e passível de erros. Logicamente, com a execução comercial isso não seria diferente.

Se o objetivo de uma empresa é ter um crescimento escalável, ela precisa entender que a tecnologia pode ser uma das maiores aliadas do negócio. Atualmente, existem diversos sistemas que permitem integrar todos os departamentos da organização, possibilitando a automação de tarefas burocráticas que tiram o foco do time de vendas.

Lembre-se: para uma execução comercial eficaz, a força de vendas precisa estar engajada com o que ela foi escolhida para fazer: vender com estratégia. Caso contrário, perderá um tempo precioso resolvendo questões que poderiam ser otimizadas por uma solução tecnológica.

Esta, por sua vez, tem a capacidade de armazenar todas as informações de uma empresa, contribuindo para que as tomadas de decisão dos gestores sejam realizadas com total precisão.

Conseguiu entender sobre a importância da boa execução comercial para o trabalho de campo dos seus vendedores? Agora, que tal conhecer um pouco mais sobre as soluções que a Landix oferece para automatizar o seu processo de vendas por completo?

Entre em contato.