Técnicas para otimizar sua equipe de vendas externas

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10 técnicas para otimizar sua equipe de vendas externas

Se você quer aumentar o desempenho da sua equipe de vendas externas, confira essas 10 técnicas que separamos para você!

Hoje em dia, com o surgimento de diversas tecnologias, é fácil encontrar organizações que ignoram a utilização das vendas externas. Isso é compreensível, pois uma equipe  interna, que trabalha por meio de telefonemas e e-mails, fica mais barata que uma equipe que faz visitas diretas aos clientes.

No entanto, reduzir custos nem sempre é a melhor opção. Se você é uma empresa B2B ou que vende uma solução complexa, nada supera o toque pessoal de uma venda presencial.

São esses profissionais que vão para onde está o cliente em potencial. Eles marcam compromissos e viajam para os locais do cliente para se encontrarem pessoalmente. Eles não têm horários e nem uma agenda com compromissos fixos.

A realidade é que seu time de vendas externas pode ser sua maior despesa ou maior fonte de receita. Tudo depende de como você gerencia esse departamento.

Para ajudá-lo a otimizar o desempenho da sua equipe, use essas 10 técnicas que preparamos para você:

  1. Treine continuamente sua equipe de vendas

Depois de contratar seus vendedores, é importante treiná-los continuamente. 

Muitos vendedores falham porque não entendem o suficiente sobre os produtos ou serviços oferecidos por suas empresas. Portanto, é importante apresentar para eles todos os aspectos da solução que será oferecida. Isso inclui os recursos, benefícios, preços, entrega etc.

Você quer que suas equipes de vendas pareçam profissionais, enérgicas e influentes, certo? Porém, elas não podem ser uma dessas coisas se não tiverem certeza ou forem incapazes de responder às perguntas dos clientes.

  1. Analise os dados

E torne-os transparentes em todos os departamentos. Se seus vendedores conseguirem ver dados importantes de análises de várias áreas, eles poderão tomar decisões que melhoram suas vendas. 

Por exemplo, um gerente de vendas pode acompanhar a produtividade, identificar lacunas e aprimorar o que é necessário para melhorar o rendimento das vendas.

  1. Ofereça grandes incentivos

Qual a melhor maneira de fazer um funcionário trabalhar mais do que incentivá-lo? É a ferramenta milenar que todas as empresas devem usar. Os incentivos são desafiadores e recompensadores.

A chave é fornecer incentivos que sejam empolgantes o suficiente para motivar sua equipe de vendas em campo. 

  1. Desenvolva objetivos alcançáveis

Agora, eis um trabalho para seus gerentes de vendas: criar metas atingíveis – mas ambiciosas – para os vendedores alcançarem. Isso está vinculado às suas estratégias de métricas e incentivos.

Com a combinação dos três, você tem um departamento de vendas que tem metas que podem ser medidas, atingidas e recompensadas.

  1. Lide com a rejeição

Uma das verdades inalteráveis sobre vendas externas comparada a qualquer tipo de venda, é que o vendedor poderá ser rejeitado com mais frequência do que aceito. Isso pode ser decepcionante, mas os vendedores precisam ignorar a rejeição inicial, analisar o acontecido e preparar-se para uma possível venda futura.

Deixar uma boa impressão com um aperto de mão e um sorriso ao sair significa que “a porta ainda está aberta”.

  1. Trabalhe com um CRM 

O gerenciamento de relacionamento com o cliente, ou CRM, precisa ser o mais simples possível. Na maioria das empresas, o CRM é tedioso e demorado. Portanto, os vendedores esquecem de usá-lo. 

No entanto, isso deixa seus gerentes de vendas com falta de dados de vendas necessários para melhorar a produtividade dos vendedores.

Portanto, a chave para esse problema é adotar um CRM fácil de usar para as equipes de vendas em campo. Também é uma boa ideia treinar seus vendedores no CRM. Isso é especialmente importante para pessoas que não usuárias constantes de tecnologia.

  1. Seja agradável

Uma das melhores maneiras de vender é procurar conexões pessoais. 

Ser carismático e agradável ajudará as pessoas a baixarem a guarda, para que você possa entender mais sobre o que elas precisam. 

  1. Mantenha o foco

Os representantes de vendas externas têm muitas metas a atingir e clientes para visitar. Manter o foco em cada um ajudará a aumentar as taxas de fechamento. 

Deixar de lado a conversa que você teve no refeitório ou algo desconcertante que foi dito em uma reunião ajudará você a permanecer no momento presente e focado antes de fazer uma abordagem de vendas.

  1. Crie valor

Quando você lida diretamente com as pessoas, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é garantir que elas entendam os benefícios e diferenciais de trabalhar com você. 

Construir valor significa destacar o que separa a sua empresa das outras.

  1. Adote uma abordagem flexível

Se você está vendendo há algum tempo, provavelmente possui alguns modelos diferentes, dependendo do setor e do cliente em potencial. 

Ser capaz de improvisar e ser flexível é uma ótima maneira de aumentar seus números.

Junte tudo e otimize sua equipe de vendas externas

Com as estratégias acima, você pode aprimorar seus departamentos de vendas de maneira a aumentar a receita e o moral da equipe.

Para facilitar todos esses processos, as ferramentas com as quais você os capacita também são críticas. 

Nesse caso, temos uma sugestão que pode ajudar nesse processo:

Automação da sua força de vendas

A automação da força de vendas refere-se à aplicativos de software para gerenciamento de vendas. Eles fornecem fluxos de trabalho automatizados que criam um processo de vendas simplificado para gerenciar leads, previsões e desempenho da equipe.

Além de ajudar com o seu planejamento, é possível rastrear todos os contatos que foram feitos com um cliente, juntamente com a finalidade do contato e qualquer acompanhamento que possa ser necessário. 

Agora, depois de todas essas dicas, aproveite o momento e se inscreva em nossa newsletter e leia mais conteúdos sobre o tema!