Blog

03 MAR

A tecnologia e o futuro: quais são as tendências que vêm por aí?

Postado por Landix - Categoria: Notícias
TAGS: tecnologia, tendências,

Uma coisa é fato: quanto mais a tecnologia avança, mais simplicidade as pessoas ganham no seu dia a dia. Isso envolve instrumentos de trabalho, objetos pessoais e formas de consumir entretenimento. No mundo corporativo não será diferente. Algumas tendências prometem impactar toda uma geração de empresas quando falamos de tecnologia:

Impressão 3D

A impressão 3D já permite inovações com diversos materiais, como ligas avançadas de níquel, fibra de carbono, vidro, tinta condutora, eletrônicos, materiais farmacêuticos e biológicos. Agora, as aplicações práticas estão se expandindo para mais setores, incluindo o aeroespacial, médico, automotivo, de energia e militar.

Malha de dispositivos

A malha de dispositivos é o conjunto de pontos utilizados para acessar aplicativos e informações ou para interagir com pessoas, redes sociais, governos e empresas. Ele inclui dispositivos móveis, tecnologias para vestir, aparelhos eletrônicos de consumo e domésticos, dispositivos automotivos e ambientais. Normalmente essas redes são operadas separadamente, o que é o oposto da intenção da malha.

Experiência ambiente-usuário

A experiência ambiente-usuário flui regularmente em um conjunto de dispositivos de deslocamento e canais de interação, misturando ambiente físico, virtual e eletrônico, ao passo que o usuário se move de um lugar para outro. Projetar aplicativos móveis continua sendo um importante foco estratégico para a empresa. No entanto, o projeto objetiva fornecer uma experiência que flui e explora diferentes dispositivos, incluindo sensores da Internet de coisas e objetos comuns, como automóveis, ou mesmo fábricas.

Blockchain

O segredo do Blockchain é o uso inovador de tecnologias existentes para autorizar que partes não confiáveis realizem transações, independente de uma autoridade central. Isso pode facilitar a distribuição de músicas, a verificação de identidade, o registro de títulos e a segurança em cadeias de fornecimento.

Inteligência artificial

A inteligência artificial, ou IA, já é considerada uma ferramenta que ajuda os profissionais a produzirem mais. Muitas empresas já estão fazendo uso desta tecnologia e a aplicação mais comum hoje é em análise de dados.

Robótica

A grande vantagem do uso de robôs é que agora os bons profissionais podem concentrar seus esforços onde é realmente importante e necessário, enquanto as máquinas farão os trabalhos que não precisam de tanta estratégia. Uma das áreas que mais ganhará com essa história é a manufatura.

O que você acha dessas tendências? Sua empresa já usa alguma delas? Conta nos comentários pra gente. :)