Blog

24 ABR

Como se manter atualizado no mercado de TI

Postado por Landix - Categoria: Empreendedorismo
TAGS: setor, ti, avanços tecnológicos, atualização, profissional, experiência, liderança,

Há muito tempo o setor de TI deixou de ser apenas um apoio para empresas. Hoje, ele atua como ponto estratégico na tomada de decisões e no desenvolvimento de soluções para a intensa demanda do público.

Acompanhar essa transformação não é tarefa fácil. É fundamental se manter sempre atualizado para continuar a realizar um trabalho de excelência e repleto de ideias inovadoras. Quer saber como não ficar para trás? Essas dicas podem ajudar.

 

Pense em você como profissional

Em um mercado exigente, os profissionais precisam ser mais versáteis e criativos. No setor de TI, isso não é diferente. Identificar oportunidades e se adaptar a modelos de negócio, sistemas e workflows se tornaram vantagem competitiva tanto quanto ações de marketing e publicidade, por exemplo.

Sendo assim, é muito importante manter sua atualização profissional em dia. Pesquise, estude e busque novos conhecimentos a respeito de mudanças e avanços tecnológicos. Através dessas simples iniciativas, soluções inovadoras para problemas antigos podem surgir. Concentre-se principalmente em sua área de atuação e, se possível, considere uma experiência internacional para ampliar sua atuação no mercado de TI.

 

Acompanhe novidades e invista na troca de experiências

Um profissional de TI jamais pode parar, pois essa é a natureza de sua função. Então, cursos e investimentos acadêmicos não são suficientes: é fundamental ter uma rotina e acompanhar novidades da área, seja por meio de newsletters, blogs, ou podcasts que são referência sobre seus assuntos de interesse.

Não deixe também de trocar experiências com seus colegas e outros especialistas do setor. O mercado espera sempre por ideias diferenciadas e uma simples conversa pode trazer muitas melhorias. Participe de grupos, comunidades e redes sociais, mas invista também na interação dentro da empresa para conhecer mais profundamente seu ambiente de trabalho e a realidade em que ele está inserido.

 

Descubra suas qualidades

Para se manter atualizado, é essencial que o profissional de TI identifique suas principais qualidades. São elas que definem sua eficiência no setor e influenciam diretamente no desenvolvimento da empresa, por isso deve ser sempre bem trabalhadas.

Liderança, empatia e aptidão para planejamento são alguns exemplos que fazem total diferença em um contexto de transformação digital. Por mais que uma equipe preparada para lidar com sistemas e dados seja indispensável, sua capacidade de realizar mudanças em processos e operações é ainda mais valorizada.

 

Abra as portas para a TI

A TI só conseguirá acompanhar a demanda de mercado se estiver disposta a abrir portas. Isso significa apostar de verdade em integração e tecnologia, e permitir de vez a instalação de um sistema totalmente centralizado para melhorar a gestão.

Lembre-se de que o setor influencia etapas produtivas, operacionais e financeiras, e por este motivo deve trabalhar em um cenário colaborativo e que sempre estimule a interação entre os envolvidos. Quando todos estão em um mesmo ritmo, ajustes estratégicos acontecem com mais rapidez e de forma global, e alteram positivamente o desempenho geral.

 

Como você pode ver, uma TI competente e confortável em relação ao mercado consegue sempre se manter atualizada. Esta é, afinal, a fórmula para o sucesso! A Landix concentra seus esforços para seguir essa linha durante o desenvolvimento de suas soluções e você pode conhecer o resultado disso aqui.