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16 NOV

Como ser um grande gerente comercial

Postado por Landix - Categoria: Liderança
TAGS: gerente, comercial, força de vendas,

Ser promovido a gerente comercial é um caminho natural para os vendedores. Se você já abraçou essa oportunidade, já sabe que as suas capacidades de como efetuar vendas e ajudar os clientes a resolverem seus problemas são extremamente exigidas. Porém, não é só isso que vai fazer de você um grande gerente comercial. Para isso, você tem que lidar com as pessoas que compõem a equipe de vendas.

A sua meta como líder é fazer com que os vendedores atinjam a meta deles. Temos algumas dicas e ideias que podem ser bem úteis para fazer com que sua equipe de vendas veja um líder em você e não um chefe.

1. Não comece uma reunião com críticas. Criticar, principalmente no início de uma reunião, só servirá para abaixar o astral, criar ressentimento e inibir a participação dos seus vendedores.

2. Priorize o que é mais importante. Um gerente pode cair muito facilmente no erro de cobrar tudo e priorizar nada. É importante escolher e expor seus objetivos para sua equipe, de forma que ela entenda como chegar à meta estabelecida.

3. Ressalte as vitórias e não os fracassos. Valorize os exemplos de sucesso em vendas. Citações de fracassos - se forem muito necessárias - devem ter a importância minimizada.

4. Saiba fazer as perguntas certas. Um grande líder consegue direcionar pessoas fazendo as perguntas corretas. Questionar estimula o pensamento e, assim, seu vendedor poderá avaliar melhor a situação em que se encontra.

5. Nunca vá despreparado para a reunião com a equipe. O gerente de vendas deve estar bem preparado para falar com seus funcionários. Muna-se de informações e conquiste todos pelo conhecimento, habilidade e atitude. E não impondo a força do cargo.

6. Não fique se gabando de antigas conquistas. Alguns gerentes veteranos supervarolizam as conquistas do seu tempo em campo. Por mais que sejam bons, esses exemplos devem ser abordados com discrição e não como exemplo de sucesso a ser copiado. Estimule seus liderados a escreverem sua própria história de conquistas.

7. Lidere com exemplos e não com palavras. Não espere que seus funcionários façam o que você não faz. Cumprir horários, cuidar da aparência e ser organizado são comportamentos que devem ser exigidos por meio de exemplos próprios e não apenas com palavras.

O mais importante nisso tudo é a equipe. Quanto mais você se concentrar em ajudá-la a ter sucesso, melhor será o seu resultado.

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