Blog

23 MAR

Comunicação eficiente é a porta de entrada para o sucesso.

Postado por Landix - Categoria: Empreendedorismo
TAGS: comunicação,

Os tão desejados resultados e metas que as empresas tanto buscam muitas vezes não acontecem por falhas na comunicação. Por falta de uma comunicação eficiente, todo o processo criativo da sua empresa pode ser arruinado. Pode parecer exagero, mas, a cada vez que um projeto surge, é essencial que os pensamentos, ideias e expectativas fiquem bem claros entre todos os colaboradores envolvidos, para que não haja desentendimentos nem o clássico retrabalho.

Aprimorar o diálogo dentro da sua companhia pode ser o passo fundamental rumo ao sucesso das vendas. Ou, pelo menos, o primeiro passo. A comunicação precisa estar alinhada com as necessidades da área comercial, para que ela possa se converter em leads mais qualificados e, consequentemente, impulsionar as vendas. Conheça alguns exemplos de falhas de comunicação para não repeti-las:

  1. Descumprimento de prazos. Muitas vezes, prazos não atendidos são resultado de um briefing incompleto ou mal interpretado. A troca de informações entre o cliente e a equipe precisa ser clara, objetiva e direta. Quando o profissional não compreende claramente as necessidades de determinada tarefa, acaba gastando muito tempo com retrabalho, estourando os prazos.
  2. Falta de informação. Todos os colaboradores devem estar cientes dos projetos da empresa. Deste modo, todos conhecem a importância e a finalidade de suas atividades. Quando o profissional é diretamente envolvido nos planos da instituição, ele passa a se sentir verdadeiramente útil e importante — e, consequentemente, torna-se mais comprometido, engajado e motivado para produzir resultados cada vez melhores. Vale lembrar também que omitir informações que são julgadas irrelevantes, num primeiro momento, pode salvar o andamento do projeto, no futuro.
  3. Gerenciamento defasado. Utilizar ferramentas e métodos ultrapassados é dar um tiro no próprio pé. Isso aumenta demais os ruídos de comunicação. É fundamental que os sistemas de gerenciamento acompanhem as necessidades e as mudanças organizacionais. As plataformas colaborativas são ótimos exemplos de gerenciamento de projetos, em que a equipe pode contribuir diariamente com o andamento da “coisa” e ter a certeza de que as informações serão devidamente armazenadas.
  4. Gerenciamento de custos e mau funcionamento. Saber quanto vai custar um projeto em determinado espaço de tempo e o retorno que ele dará para a empresa é o básico do básico. Essa informação precisa estar muito clara para os envolvidos. Se não  houver uma boa gestão de tempo da equipe que, por sua vez, precisa estar informada sobre cada passo, as falhas na comunicação desses valores e de suas variáveis serão uma constante.
  5. Líderes despreparados. Os líderes têm como principal missão engajar seu time a entregar a melhor performance dentro de suas atividades. Mas, para atingir esse objetivo, é necessário que ele saiba inspirar sua equipe, com uma comunicação assertiva e eficaz. Identificar líderes dentro de uma equipe faz parte do processo de gestão.

O Landix Flex padroniza opções de vendas e garante a segurança das informações trocadas entre a sua equipe de vendas e a administração. Entre em contato com a gente, para saber mais.