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02 JUN

Follow-up: como fidelizar seus clientes

Postado por Landix - Categoria: Notícias
TAGS: landix, empresa, empreendedor, dicas, produtividade, crm, cliente, gestão, software, equipe, lideran,

á ouviu falar de follow-up? O follow-up significa continuação, acompanhamento, seguimento, supervisão, fiscalização ou verificação.Podemos considera-lo como uma comunicação que envolve o monitoramento de objetivos e metas estabelecidas. No caso das vendas, o follow-up investe em conhecer melhor as necessidades do cliente no momento da prospecção e manter um relacionamento próximo até o pós-venda.

Aderindo essa técnica, também é possível se aproximar mais ainda daquele prospect que tem tudo para ser seu cliente e fidelizá-lo, mostrando o quanto ele é importante pra empresa. Em alguns passos você consegue alcançar este objetivo:

1. Mostre ao seu cliente que a empresa está a sua disposição

Após a prospecção, mostre essa disposição ao seu cliente através de uma carta, um e-mail, ou de preferência uma ligação, o que pode dar a sensação de um laço ainda mais forte de parceria.

2. Confira novamente o histórico do cliente antes de todo contato com ele

É sempre bom lembrar o que você prometeu ao cliente, o que ficou de fazer, o que ele pediu e outros detalhes sobre a negociação antes de um próximo contato. Isso evita confusões e desconfortos.

3. Planeje dias específicos para ligar e obter feedbacks

Se tiver um CRM, aproveite-o para criar tarefas com datas específicas para acompanhar as tarefas de seus clientes e entrar em contato para saber como andam os negócios. Assim nenhuma data importante passa em branco.

4. Responda-o em até 24 horas

Se puder responder antes disso, melhor ainda. Caso precise de mais tempo, avise por e-mail que logo você terá a resposta ou solução.

5. Sempre entre em contato após a finalização de mais uma venda

Não importa se seu cliente faça uma compra todo mês. Sempre que terminar a venda, entre em contato para obter informações sobre o atendimento e qualidade. Se você vende um produto, ligue para saber se foi entregue corretamente. Se vende serviços, apresente relatórios do que a sua empresa tem entregado ao cliente.

Como diria Sam Walton, “clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.” Tenha sempre em mente que o seu relacionamento com sua fonte de lucros é tão importante quanto qualquer outra área da empresa.