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21 DEZ

Gamificação: mais uma ferramenta para engajar colaboradores.

Postado por Landix - Categoria: Liderança
TAGS: gamificação, equipe de vendas, engajamento,

Uma equipe de vendas engajada sempre resulta em bons resultados pra um negócio. Quanto mais empenhada ela estiver, maior será a produtividade. Neste sentido, os esforços dos líderes para promover o engajamento são sempre muito bem-vindos.

A gamificação é uma metodologia que usa a aplicação de mecânicas e técnicas de design de jogos para envolver e motivar as pessoas a atingirem seus objetivos. Essa estratégia está sendo muito usada por empresas para motivar e engajar suas equipes comerciais. Afinal, vender é um jogo em que os colaboradores estão nele para ganhar, gerando uma concorrência saudável entre si. Veja algumas dicas de como utilizar a gamificação para engajar sua equipe e melhorar os resultados do seu negócio.

1. Crie uma competição. A gamificação trabalha incentivando as pessoas a desenvolverem comportamentos desejados, como aprender mais sobre a linha de produtos da empresa, treinar abordagens para os clientes e incentivar o cumprimento de metas. Uma boa maneira de fazer isso é criar uma competição. O game pode definir metas e criar premiações, ranqueando pelos indicadores de esforço ou pelos resultados com as vendas. O mecanismo de competição reforça o engajamento dos vendedores na venda, pois eles também querem se destacar no grupo como excelentes profissionais.

2. Mostre os resultados. A sensação de avançar de fase num jogo só não é melhor do que ser reconhecido como um excelente jogador. O mesmo acontece com o trabalho. Quando os profissionais são reconhecidos publicamente pelos seus esforços e relacionados ao bom resultado do negócio, a tendência é que eles mantenham o nível de trabalho e leve o resto da equipe junto com eles. Muitas vezes, mais do que receber uma recompensa, um bônus, ser reconhecido perante os colegas como um profissional que traz resultados pode ser mais estimulante.

3. Incentive a colaboração. Os jogos executados em equipe costumam trazer mais emoção. Um jogador incentiva o outro e contribui para que todos desempenhem bem os seus papéis. Assim, o espírito de equipe é reforçado e todos caminham na mesma direção  que, no caso, será o crescimento do negócio.

4. Invista no lúdico. Assim, a gamificação costuma funcionar melhor. A competição precisa ser estimulante no sentido de vencer os desafios, mas também pela descontração oferecida. Trabalhe com nomes divertidos para a equipe, com símbolos que definam o cumprimento das metas e com premiações simbólicas. Quanto mais relevante for essa metáfora para a equipe, mais os colaboradores vão se envolver.

5. Dê feedback em tempo real. Com o game, fica fácil para o colaborador perceber como está o seu desempenho na empresa. Com as orientações do jogo, ele entende rapidamente se está indo pelo cominho certo, se conhece bem a organização em que trabalha e se está por dentro de tudo o que deve ser feito. Por isso, é importante trabalhar a psicologia por trás das atividades gamificadas e sempre estimular que os colaboradores lidem com os feedbacks, por meio de pontos, emblemas, status e progressão, por exemplo.

A opção mais utilizada para a gamificação é por meio de softwares como plataforma. A  grande vantagem é a possibilidade de integrar os sistemas que a organização já utiliza à plataforma de gamificação. Dessa forma, o CRM, sistema de gestão de projetos, ou o ERP da empresa podem se comunicar com a plataforma de gamificação, facilitando a gestão do mecanismo.