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02 MAI

O que fazer quando a meta não é atingida?

Postado por Landix - Categoria: Empreendedorismo
TAGS: meta solução equipe,

A empresa se planejou, a equipe de vendas se empenhou, a área de marketing investiu. E apesar de toda a dedicação, a meta estabelecida não foi cumprida. Esse é um momento muito delicado para as organizações, que quando bem trabalhado pode trazer grandes lições do que precisa ser melhorado na gestão e na prática. Veja algumas dicas de como lidar com essa situação.

 

Substituir membros da equipe é uma solução?

 

Alguns gestores tomam a atitude precipitada de “encontrar culpados" e substituir profissionais da equipe. Isso geralmente não resolve, já que o motivo real não foi encontrado e por isso não foi atacado. Ele continua lá, esperando as próximas vítimas. Contudo, mesmo quando é realmente necessário trocar um funcionário, a culpa por não terem atingido a meta não deve cair apenas sobre ele. Sua equipe deve aprender a trabalhar com adversidades, identificar os problemas e superá-los, deve trabalhar de forma integrada, mas com autonomia individual.

 

Sua equipe precisa ser a maior aliada da sua empresa, por isso ela deve participar ativamente da busca de soluções para os problemas e não apenas responsabilizada por eles.

 

Reveja as metas com sua equipe

 

Antes de pensar numa solução para alcançar as metas no próximo período, se concentre em identificar os motivos que levaram ao não cumprimento delas. É importante que você e toda sua equipe participem desse processo.

 

Uma boa forma de fazer isso é colocar num quadro todas as metas não cumpridas e a diferença entre o que era esperado e o que foi atingido. Cada funcionário deve opinar sobre o que acreditam ter dado errado no planejamento. Se forem muitas as causas apontadas, faça uma votação dando notas para cada causa, para encontrar as mais relevantes. Por fim, você deve buscar o motivo que levou a cada um desses problemas pra então encontrar as soluções especificas de cada uma.

 

Lembre-se de não apontar culpados nem expor ninguém. Esse momento é de análise de  fatos para encontrar a melhor estratégia para as próximas metas. A exposição pessoal e o constrangimento de funcionários, além de desnecessários, não solucionarão os problemas.

 

 

 

Estabeleça soluções para o próximo período

 

Todas as soluções encontradas devem ser planejadas e inseridas no programa de metas do próximo período. Como sua equipe participou do processo de revisão, também devem ter a responsabilidade do monitoramento.

 

É interessante trabalhar com cenários progressivos para cada meta. Isso permite que se monitore mais de perto o andamento, corrigindo se necessário. É bom lembrar que a solução de algumas causas não estão ao nosso alcance, se tornando um fato a ser considerado e superado, como por exemplo, comportamento de um determinado setor da economia ou aliquota de impostos em uma região. Busque com a sua equipe formas de lidar e contornar essas situações.

 

Bonifique sua equipe

 

Um bom programa de metas prevê bonificações para os funcionários que cumprem o esperado. Quem atingir a meta definida recebe a gratificação. Quem não atinge, não recebe. Grandes ou simples, essas premiações existem para incentivar os funcionários a trabalharem com mais disposição e motivação pra atingir os objetivos da empresa. Afinal, o esforço individual da equipe conta muito nessa hora.

 

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