Blog

30 NOV

Ser mais produtivo não significa ser mais ocupado

Postado por Landix - Categoria: Empreendedorismo
TAGS: tempo, produtividade, organização,

Quantas vezes você desejou que o dia tivesse 48 horas? Infelizmente, o cotidiano de muitos é assim: a pessoa começa uma tarefa e chega um e-mail que precisa ser respondido na hora. Então, o telefone toca. Logo a chamam pra uma reunião. Isso sem contar as pausas pra ler as notícias do dia, checar as redes sociais e resolver pendências pessoais. Quando a pessoa menos percebe, o dia passou e ela resolveu pouca coisa. 

Não tenha dúvidas: na maioria das vezes, estar ocupado dessa forma não é sinônimo de produtividade. É apenas falta de planejamento e gestão do tempo. Para ser produtivo, você deve priorizar tarefas conforme sua importância, para que elas sejam entregues no prazo ideal. Quanto mais você faz isso, mais produtivo é.

Veja alguns itens que podem estar te impedindo de ser umque produz mais.

1. Planeje seu dia. Antes de ir embora pra casa, planeje quais são as tarefas do próximo dia. Eleja as mais importantes e as coloque como prioridade.

2. Deixe o pior para o começo. Resolva as questões menos agradáveis primeiro. Aproveite que você está mais disposto e finalize no começo do expediente as pendências mais desafiadoras.

3. Faça pausas entre as tarefas. Trabalhe por períodos de 30 a 60 minutos com pausas de 5 a 10 minutos. Levante-se, tome uma água, busque um café. Você vai se sentir mais aliviado pra próxima tarefa.

4. Evite muitas reuniões. Reuniões devem ser rápidas e em menor número possível. Elas atrapalham trabalhos complexos de serem concluídos. É melhor gastar o seu tempo e o da sua equipe executando do que planejando e questionando.

5. Diga não. Nada de interromper uma tarefa pra começar outra. Se for preciso, peça paciência aos colegas e conclua o que estava fazendo.

6. Não tente ser multitarefas. Tentar resolver várias coisas ao mesmo tempo prejudica a atenção, causa ansiedade e compromete a qualidade do trabalho.

7. Use fones de ouvido. Além de bloquear os barulhos do escritório e dos colegas, ouvir músicas leves te ajuda a se concentrar melhor.

8. Aprenda a delegar. Abraçar a responsabilidade de tudo, mesmo que você seja um gestor, não ajuda a concluir nenhum projeto. Saiba lidar e confiar na sua equipe. Ela está ali para executar tarefas também.

9. Use a tecnologia a seu favor. A tecnologia existe para um fim: melhorar a sua vida. Ela economiza tempo e processos. Além dos e-mails e sistemas de ERP, invista na automatização das suas vendas. Entre em contato com a gente e vamos explicar pra você tudo a respeito.