À medida que as empresas crescem, elas precisam garantir a precisão de seus processos de gerenciamento de estoque. Ter um bom processo de previsão de demanda é um elemento fundamental nessa tarefa. 

Prever a demanda vai além das estimativas simples de quantos produtos serão vendidos, analisando padrões complexos ao longo do tempo para produzir previsões mais precisas e oportunas. Com esse tipo de informação em mãos, uma organização poderá gerenciar melhor o estoque, aumentar a receita e melhorar o suporte ao cliente.

Esses processos e o planejamento soam como uma tarefa complexa que exige a contribuição de uma equipe de contadores e economistas, mas, na realidade, é uma maneira fácil de melhorar a gestão do seu estoque. 

Leia também – Como realizar um controle de estoque eficiente?Em termos simples, esse tipo de previsão usa informações da cadeia de suprimentos para planejar os níveis de estoque necessários para atender à demanda esperada, o que proporciona maior controle ao fornecedor.

Existem várias entradas (inputs) para o processo de previsão de demanda, motivo pelo qual parece complicado para alguns, incluindo dados históricos de vendas, previsões de vendas, de fabricação e influências sazonais.

Por que você precisa cuidar da gestão do seu estoque?

O gerenciamento de estoque pode parecer complexo. Todos os dias, a demanda do produto pode mudar. Tendências, estações do ano e dados demográficos de clientes podem aumentar ou reduzir a demanda por itens específicos. 

À medida que as empresas se expandem, elas frequentemente perdem o controle. Quanto mais itens houver para rastrear, menor a probabilidade de uma análise detalhada ser feita. 

Embora muitos sistemas de gerenciamento de inventário possam prever quando um item será necessário. Sem os parceiros certos de fornecimento e distribuição, as empresas podem perder diversas oportunidades de negócios.

As consequências da má gestão de estoque

O mau gerenciamento de estoque pode custar à organização diversas perdas. Quando os itens não podem ser vendidos, a empresa perde receita. Quando os clientes não conseguem o que desejam, a reputação da empresa pode sofrer. 

Com o tempo, o gerenciamento deficiente de estoque reduz significativamente os lucros de uma organização e torna menos provável que os clientes cheguem à empresa quando têm necessidades específicas.

Os varejistas precisam ser capazes de identificar e armazenar os produtos de que os clientes precisam. Não são apenas as empresas de varejo: as oficinas de serviços automotivos precisam ter as peças certas, os técnicos de reparo de ar-condicionado precisam das ferramentas certas e todas as empresas precisam dos suprimentos para garantir que todas as operações possam ser executadas comodamente. 

Por que prever demanda?

Existem muitos benefícios na previsão de demanda para as empresas, oferecendo maior controle de estoque, podendo prever solicitações futuras com mais eficiência, diminuindo a necessidade de manter grandes quantidades de estoque não utilizado.

Ela também garante que os dados de manufatura e vendas, que geralmente são coletados para outros fins, possam ser usados na previsão. 

O custo da coleta desses dados geralmente é um custo irrecuperável que já ocorre como parte de outros processos de fabricação de inventário, o que significa que o custo da implementação da previsão de demanda geralmente não é tão alto quanto você imagina. 

Um benefício adicional é que a entrada de informações no software pode ser atualizada continuamente para garantir que as previsões estejam mudando para refletir as necessidades em mudança do mercado de fabricantes.

As vantagens da previsão de demanda na cadeia de suprimentos

Em vez de precisar ajustar manualmente seu inventário com base nas necessidades do cliente, você pode usar amostras anteriores de dados para determinar referências que indicam a demanda do produto. 

Mesmo padrões como compras sazonais podem ser contabilizados, ajudando a modificar sua demanda projetada com base nos últimos anos e nas tendências atuais do mercado.

Embora o proprietário de uma empresa consiga reconhecer esses tipos de tendências com base no lucro mais alto ou nos itens mais notáveis, é improvável que consiga perceber essas tendências em centenas ou milhares de itens de estoque – e isso pode resultar em perda de receita. 

A previsão avançada possibilita a captura dessas informações, mesmo nas maiores quantidades de estoque e em cadeias de estoque particularmente complexas. Isso ajuda a organização a reduzir a perda de produtos, antecipar as necessidades de seus clientes e aumentar a receita. 

Obviamente, isso também exige que as empresas invistam em melhores tecnologias de gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ela é a chave para acompanhar um mercado global em constante mudança. 

Nesses casos, temos uma sugestão que pode ajudar nesse processo:

Automação da sua força de vendas

A automação da força de vendas refere-se à aplicativos de software para gerenciamento de vendas. Eles fornecem fluxos de trabalho automatizados que criam um processo simplificado para gerenciar leads, previsões e desempenho da equipe.

Além de ajudar com o seu planejamento, é possível ter uma previsão de demanda muito mais precisa, uma vez que as informações são atualizadas constantemente na ferramenta.

Leia também – O que é automação de vendas?

Ter essas informações na ponta dos dedos significa que você terá fontes confiáveis que vão ajudá-lo a ter um melhor controle na gestão do seu estoque. É justamente por isso que a automação de vendas é um recurso muito valorizado nas empresas atuais.

Chegamos ao fim do nosso artigo, esperamos que você tenha absorvido a importância da previsão de manda para o seu estoque. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente.

Até a próxima.