Sinergia empresarial: 7 dicas para impulsionar o desempenho da sua equipe

BLOG

sinergia

Sinergia empresarial: 7 dicas para impulsionar o desempenho da sua equipe

Formar uma equipe que consiga enfrentar desafios e gerar resultados é o sonho da maioria dos gestores das empresas atuais. O problema é que alcançar esse objetivo não é exatamente uma tarefa simples.

No cenário atual, o sucesso das tarefas corporativas mais complexas exige mais do que apenas a colaboração individual de cada funcionário.

As vendas podem exigir o envolvimento de vários executivos de contas, representantes e gerentes da área. A operação de um call center como uma máquina bem lubrificada exige que os profissionais se apoiem, compreendam o trabalho um do outro e compartilhem conhecimento.

Então, o que você pode fazer para melhorar o desempenho do seu time e promover uma melhor colaboração em equipe?

O primeiro passo é saber que existe um fator extra que pode ser considerado durante o seu planejamento e que pode aumentar exponencialmente os resultados da sua equipe.

Estamos falando do conceito de sinergia empresarial.

Então, antes de continuar, é fundamental entender o que significa essa ideia de sinergia e como isso afeta você, seu time e sua empresa.

O que é sinergia empresarial?

A busca da sinergia é praticada pela maioria das empresas do mundo. As salas de reuniões estão cheias de ideias sobre maneiras de colaborar de forma mais eficaz.

Sinergia é o conceito de que o valor e o desempenho de dois elementos combinados serão maiores que a soma das partes individuais separadas.

Sinergia empresarial é um termo que é mais comumente usado no contexto de fusões, aquisições, parcerias estratégicas, joint venture, franquia etc.

Como impulsionar o desempenho da sua equipe?

Depois de esclarecer o conceito de sinergia empresarial, existe outra informação que você precisa saber:
Nós, humanos, estamos sempre procurando por significado nas coisas que fazemos.

Portanto, a melhor maneira de incentivar os membros da equipe é atribuir significado às tarefas diárias, por mais mundanas e rotineiras que possam ser. A aquisição de um senso de significado leva as pessoas a trabalharem juntas e a se esforçarem para ajudar os outros.

Com isso como sua principal diretriz, veja 7 dicas que são recomendadas para facilitar o desempenho aprimorado da equipe:

1 – Enfatize o quadro geral

É necessário alinhar apelos à ação e tarefas diárias com os objetivos da empresa, mas sempre se refira aos valores essenciais e à visão de negócio. Se você não fez isso até agora, ficará surpreso ao saber o quanto isso refletirá no desempenho diário e na eficácia do trabalho. As pessoas trabalham melhor quando sabem para o que estão trabalhando.

2 – Implemente o conceito de gamificação

Uma das características das equipes de alto desempenho é saber quando (e como) se divertir. Às vezes, fazer uma pausa no trabalho é a chave para a produtividade.

Quando uma equipe sofre de esgotamento, precisa recarregar e reconectar-se. Os jogos de união de equipe são uma maneira criativa de aumentar a criatividade, praticar a solução de problemas e incentivar o trabalho em equipe.
Não é à toa que um dos pais da psicanálise, Carl Gustav Jung, enfatizou a importância dos jogos e da brincadeira para o bem-estar mental dos adultos.

3 – Fomente a inovação

Um ambiente divertido e descontraído é propício à inovação. O pior inimigo da inovação é o medo do fracasso. Um ambiente lúdico o eliminaria de forma lenta, mas efetiva. A gamificação (ou seja, o uso de elementos do jogo) também pode ser usada para promover a inovação.

4 – Permita o aprendizado

Os funcionários querem sentir que podem crescer em seus cargos atuais. Eles querem aprender novas habilidades, bem como aprimorar as existentes.

As empresas precisam estar constantemente avançando, evoluindo e se adaptando a novas realidades. O mesmo acontece com os indivíduos. A estagnação é o inimigo comum de todos.

5 – Delegue tarefas

Não seja uma “última parada” para as decisões, mas uma “primeira parada” na qual as pessoas ao seu redor podem participar, serem ouvidas e fazer contribuições reais em questões significativas.

A responsabilidade não pode ser realmente delegada, mas, como gerente, permita-se ser influenciado, apreender e considerar perspectivas diferentes. Todos podem trazer uma opinião interessante para a mesa e, se tiverem um impacto, pode significar o mundo para eles.

6 – Seja responsivo

É parte integrante da delegação de sua capacidade de influenciar a organização. Obter reconhecimento da autoridade é essencial se você deseja atribuir significado a tarefas e objetivos.

Reconhecer e celebrar explicitamente as contribuições e realizações dos membros da equipe é um elemento crucial que todos os gerentes devem adotar.

7 – Comemore grandes e pequenas vitórias

Grandes vitórias são importantes, mas pequenas vitórias são o que levam você mais longe. Comemore as pequenas vitórias e sua equipe será rapidamente inspirada a continuar seu trabalho duro.

Planejar um pequeno happy hour ou presentear alguém com um livro especial que você sabe que sua equipe apreciaria são apenas pequenas maneiras de mostrar que você aprecia sua dedicação.

A produtividade e o desempenho de um time é um processo complexo, envolvendo várias disciplinas corporativas. Mas, desde que você leve em consideração as dicas mencionadas, você poderá alterar o desempenho da sua equipe para melhor.

Então, agora aproveite que você já está aqui e leia mais algum de nossos conteúdos!

Até breve!