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Erros nas vendas: não os cometa mais

Cometer erros nas vendas é algo que até mesmo o profissional mais experiente está sujeito. Seja numa pequena loja no centro da cidade ou no departamento de vendas de uma grande empresa, independentemente de ser um gestor de vendas ou um vendedor, quando o processo de vendas não está bem estruturado, as chances de que erros graves aconteçam são quase uma certeza. Contudo, a pergunta que fica é a seguinte: como evitá-los?

Para início de conversa, mesmo que o profissional de vendas seja extremamente capacitado, é fundamental entender que, antes de efetuar qualquer venda, é necessário conquistar o cliente e sua confiança, mostrando disposição em resolver seu problema, e só depois partir para a venda propriamente dita.

Com o intuito de ajudar você a identificar os erros que estão acontecendo no seu processo de vendas, separamos abaixo alguns dos principais problemas enfrentados por empresas dos mais diversos segmentos.

Pronto(a) para se livrar de todos eles de uma vez por todas? Boa leitura!

Os principais erros cometidos nas vendas

Assim como mencionamos, quando o processo de vendas não está bem definido, até mesmo o profissional mais experiente tem chances de cometer falhas ao tentar concretizar uma venda. Pensando nisso, confira alguns erros que você deve evitar ao máximo para não perder a chance de fechar bons negócios:

1. Não valorizar as informações coletadas sobre o potencial cliente

Muitos vendedores entram em contato com o prospect sem saber nada sobre ele, o que torna a abordagem fria e ineficaz. Acredite, querer fechar uma venda logo de cara pode assustar bastante o potencial cliente, fazendo com que ele desista até mesmo de ter uma outra conversa.

Por outro lado, estudar sobre o prospect e tentar uma aproximação personalizada, fazendo com que a abordagem se adapte às suas expectativas e necessidades é um grande diferencial.

2. Não definir metas de vendas

É impossível saber se as vendas estão indo bem se nenhuma meta tiver sido definida, certo? Afinal de contas, se você não sabe aonde quer chegar, fica difícil saber se você está perto ou não. Por isso, consideramos que este é um dos erros de vendas mais cometidos.

Então, antes de dar qualquer passo, defina suas metas de vendas. São elas que nortearão seus próximos passos, além de ajudarem a definir quais ações deverão ser tomadas para que sua empresa melhore as vendas consideravelmente.

3. Não ouvir o cliente e ainda acabar falando demais

Um dos grandes erros cometidos por vendedores é achar que eles são os responsáveis por apresentar o que o cliente precisa, sendo que é justamente o contrário. O cliente é a melhor pessoa para apresentar as razões que o fizeram buscar pelo vendedor, mas para que isso aconteça é preciso que o profissional saiba ouvir e evite usar a maior parte do tempo para despejar informações sobre o que está sendo oferecido.

Uma coisa é certa: o vendedor que não ouve o cliente acaba matando a venda sem nem perceber.

4. Não conhecer o produto que está vendendo

Caso o potencial cliente esteja buscando por algo específico, certamente já andou pesquisando sobre aquilo na internet ou em conversas com amigos que adquiriram o produto ou serviço que ele tem interesse. Por esse motivo, ele possui algumas dúvidas que precisam ser sanadas antes da venda, mas alguns vendedores simplesmente não sabem e acabam sendo pegos de surpresa ao serem questionados, fazendo com que o cliente perca a confiança no profissional.

Para evitar que situações constrangedoras como essa aconteçam, o profissional de vendas precisa estudar a fundo as soluções que está oferecendo. Se mesmo assim surgir uma dúvida na hora, o ideal é não mentir e afirmar que buscará a resposta para dar um retorno o mais rápido possível.

5. Não analisar o que a concorrência está fazendo

Ignorar a concorrência pode ser um dos maiores erros cometidos nas vendas. Muitas empresas deixam de lado o que os outros que atuam no mesmo nicho estão fazendo e, por isso, se posicionam muito distante do que o mercado exige.

Para eliminar erros como esse, é necessário fazer o que chamamos de benchmarking, ou seja, monitorar o que seus concorrentes estão fazendo e quais estratégias têm adotado para alavancar as vendas. Assim, fica mais fácil saber onde você tem errado e no que pode melhorar.

De modo geral, um bom vendedor deve ter em mente que para melhorar as vendas é necessário se conectar com o cliente e ser sempre transparente sobre aquilo que está proposto a entregar com o produto ou serviço que está sendo oferecido. Assim, além de desenvolver as vendas, terá maiores chances de fidelizar o cliente para que ele continue comprando sempre que precisar.

E aí, este texto te ajudou a identificar algum erro que vem sendo cometido nas vendas do seu negócio? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Se tiver uma experiência relacionada ao assunto, compartilhe com a gente nos comentários!