O papel do promotor de vendas - Landix

BLOG

O papel do promotor de vendas

O que vem à sua mente quando o assunto é o promotor de vendas? Uma moça organizando os produtos de determinada marca em uma gôndola? Um rapaz oferecendo produtos para serem degustados? Por mais que essas duas imagens sejam as mais comuns quando pensamos nele, o papel do promotor de vendas vai muito além disso.

Resumidamente, o promotor de vendas é aquele que exerce um importante papel no trabalho de Trade Marketing, pois seu principal objetivo é o de aproximar o cliente de uma certa marca e produto que ele está representando. Estamos falando de um profissional que faz toda a diferença no ponto de venda, pois tem a capacidade de influenciar, diretamente, a decisão de compra do consumidor final.

Quer entender mais sobre a profissão do promotor de vendas, quais são suas principais funções em um comércio e como ele pode melhorar seu desempenho em um mercado extremamente competitivo? Continue a leitura!

A importância do promotor de vendas

Para aqueles que atuam no varejo, algo já é bem claro e faz parte da realidade do que vivenciam dia após dia: o mercado é extremamente competitivo e, para se destacar, é preciso fazer um excelente trabalho, buscando por soluções que chamem atenção o suficiente para que o consumidor prefira fazer suas compras em determinado lugar do que em outro. No fim das contas, “vence” aquele que melhor sabe aproveitar as estratégias e táticas para atrair os clientes.

Por esse motivo, a maioria dos comércios tem investido constantemente em ações de marketing para alcançar destaque diante da concorrência, com o objetivo de aumentar seu desempenho e melhorar seus resultados. É justamente dentro desse cenário que entra o promotor de vendas e a importância de contar com a ajuda dele.

O promotor de vendas atuará em uma via de mão dupla: comunicando os produtos de uma marca para o cliente em potencial e, consequentemente, facilitando o fechamento de vendas para o estabelecimento que cedeu seu PDV (Ponto de Venda). Sem a presença dele, a maioria das marcas não consegue conquistar uma relação mais próxima com o consumidor, o que acaba prejudicando o rendimento do comércio e fazendo com que o giro de produtos seja insatisfatório. No fim, o lojista terá que pensar em outras ações para chamar a atenção do seu público, e elas poderão ser menos eficazes se comparadas a um contato face a face.

As principais funções do promotor de vendas no varejo

Assim como salientamos no início, a função de um promotor de vendas vai muito além de organizar produtos nas gôndolas ou atuar na exposição de um determinado produto. Separamos abaixo algumas atribuições que também fazem parte do papel dele dentro do varejo. Confira:

  • Abordagem: em uma loja, comércio ou shopping, ele se aproxima dos clientes questionando se eles conhecem o produto que está sendo divulgado ou se têm interesse de conhecer, podendo disponibilizar uma amostra grátis para despertar o interesse.
  • Auditoria: aqui, o promotor de vendas avalia quais são as ações de trade marketing que estão sendo empregadas no PDV e se elas estão tendo sucesso. Ele analisa se o atendimento está sendo bem feito, se os produtos estão bem expostos e se os objetivos estão sendo atingidos por meio da comunicação.
  • Reposição: utilizando o uniforme da marca que está sendo divulgada, ele repõe as mercadorias nas gôndolas e, caso algum cliente se aproxime, possibilita que ele tenha uma visualização maior do produto, incentivando-o a efetuar a compra.
  • Demonstração: em um estande de uma feira, por exemplo, o promotor de vendas entrega um catálogo com fotos dos produtos para expô-los com mais facilidade, além de poder explicar suas vantagens e características de um jeito mais fácil e prático, auxiliando até mesmo na melhor forma de usá-los.
  • Venda: por fim, aqui o promotor de vendas auxilia o vendedor da loja no fechamento da venda, pois sabe de todas as funcionalidades e benefícios do produto, algo que, às vezes, o vendedor desconhece ou não se lembra.

Em um mercado cada vez mais competitivo, como melhorar o desempenho do promotor de vendas no varejo?

A melhor maneira de aumentar o desempenho do promotor de vendas em um comércio é facilitando a vida dele. Como? Com a tecnologia e as inúmeras ferramentas que ela oferece para que ele monitore tudo o que acontece no PDV, tendo uma visão geral para saber se as coisas estão indo como o esperado.

Com uma ferramenta de automação de vendas, o promotor não apenas controla tudo de forma padronizada, organizada, eficiente e descomplicada, mas também otimiza seu tempo para aumentar as vendas de determinada marca com muito mais rapidez.

Se interessou pelo assunto? Acesse www.landix.com.br para saber mais.