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Checklist para sua equipe comercial aumentar as vendas

É importante acompanhar a performance da sua equipe de vendedores e algumas ações podem ajudar a otimizar os resultados e melhorar a sua gestão de vendas. Criamos um checklist com algumas dessas práticas e esperamos que possa te guiar na jornada de gestor.

A gestão de pessoas é uma área importante na empresa, pois todos os processos dependem de pessoas, principalmente a área de Vendas. Os vendedores são responsáveis por gerar receita ao seu negócio, portanto tem um papel que deve ser valorizado. 

As ações a seguir, não só ajudam a demonstrar valor ao trabalho deles e transformar o gestor em um bom líder como a melhorar a produtividade e as vendas da empresa. São 8 atitudes que farão a performance da sua equipe elevar:

#1 Repasse suas estratégias de vendas

Todo bom líder tem uma estratégia de vendas. Mas, não adianta traçar metas de resultados incríveis, criar planos excepcionais e definir ações consistentes para alcançar tudo isso se, você não repassar à sua equipe essa estratégia. 

É importante não apenas informar a equipe da estratégia, mas consultá-los durante a criação da mesma e explicar os motivos e lições por trás de cada meta, plano e ação traçado. Ser transparente e alcançável é uma qualidade importante para líderes de sucesso.

#2 Organize seu tempo

Todo mundo sabe que a equipe precisa estar organizada para vender bem. Mas, muitos se esquecem que o tempo também é um fator a ser organizado. E é função do gestor auxiliar a equipe no gerenciamento e a organização de prioridades.

Desde ligações ao agendamento de visitas, tempo gasto com processos e viagem de um cliente para outro, assim como o lançamento das vendas e envio dos pedidos. Tudo precisa estar no planejamento do tempo. O uso de aplicativos integrados ao ERP, como o Landix Flex, pode ser um grande aliado nessa gestão de tempo. 

#3 Motive sua equipe

Um líder de verdade também se preocupa em estimular e valorizar a competência de cada um da sua equipe, demonstrando que eles são peças importantes para todo o time e empresa. 

Além de ações especiais e recompensas, busque motivar seus vendedores no cotidiano com um tratamento positivo e reconhecendo quando alguém se destaca ou apresenta bons resultados.

#4 Planejamento diário e semanal

Além do planejamento mensal, é importante sua equipe estabelecer um planejamento para cada semana e diário. No final de cada dia, rever as atividades concluídas e preparar a agenda do dia seguinte. 

É importante, por exemplo, que sua equipe tire um dia para ligar para clientes que não foram atendidos na semana passada, mantendo o relacionamento com os mesmos. Separar um momento para lidar com relatórios e conferir o andamento dos pedidos concluídos, assim como realizar pós-venda.

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#5 Ofereça treinamento

Uma equipe bem treinada tem mais autoconfiança e vende mais. Não basta oferecer um treinamento ao novo vendedor assim que ele entra na empresa. É preciso investir no conhecimento e habilidades da sua equipe.

Desde treinamentos regulares sobre atualizações e novas formas de uso dos seus produtos, como também preparatórios e palestras sobre técnicas de vendas, prospecção, argumentação e desenvolvimento pessoal.

#6 Defina metas usando o método SMART

Ao definir as metas do período, não se esquece de usar o método SMART. Com essa técnica você deve considerar 5 fatores ao definir as suas metas: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Além disso, esteja sempre monitorando o andamento das metas e compartilhando com a equipe os resultados parciais. Não espere apenas o final da campanha para divulgar os resultados, pois dessa forma você perde a chance de motivar a sua equipe durante o processo.

#7 Comemore as vitórias

Além disso, para que todas as ações anteriores possa ter o efeito motivador, é preciso recompensar e comemorar as vitórias. Sempre que sua equipe bater a meta, compartilhe  com todos os vendedores e faça uma celebração.

Sempre que possível crie também um programa de bonificação. Este pode ser tanto individual, recompensando cada um pelo seu desempenho individual, como pode ter um prêmio em conjunto, caso toda a equipe alcançe a meta.

#8 Disponibilize ferramentas que simplificam o trabalho dos seus vendedores

E, para ir além dos seus concorrentes e inovar, busque sempre ferramentas que possam eliminar processos repetitivos e burocráticos no dia-a-dia dos vendedores. Desde aplicativos para gerenciamento de tarefas até softwares de vendas disponíveis para dispositivos móveis, como o Landix Flex.

O Landix Flex, por exemplo, disponibiliza ao vendedor, em qualquer lugar que ele estiver, acesso a lista de clientes, histórico de pedidos, trazendo praticidade e agilidade. E, por ser um sistema integrado ao ERP, ele consegue acesso ao catálogo de produtos e disponibilidade em tempo real, otimizando a sua gestão de estoque.

Essas são ações de um líder visionário, organizado e que realmente orienta sua equipe rumo a resultados excepcionais. Mantenha-se sempre atualizado, com foco e busque sempre o melhor para o seu time.

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