Custos: Como fazer a Gestão de Custos durante o Isolamento social

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corte de custos para força de vendas

Como fazer a Gestão de Custos durante o Isolamento social

Vivemos um momento de instabilidade devido a pandemia do Covid-19, decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e muitas empresas têm buscado se adaptar às recomendações de isolamento social, colocando os funcionários para trabalhar em Home Office. Porém, as vendas podem ser impactadas pela situação. Como agir?

Pequenas e médias empresas, especialmente, estão tendo que inovar usando a criatividade para pensar em novos produtos ou serviços, novos meios de venda, ferramentas de comunicação entre os funcionários e com o cliente. Tudo isso com o objetivo de continuar funcionando e não precisar demitir. 

A primeira solução encontrada para maioria para conseguir enfrentar esse período minimizando os impactos é o corte de custos. Na Força de Vendas, no entanto, deve-se decidir sabiamente onde cortar custos para não prejudicar os resultados, já que a empresa precisa vender.

Veja algumas ações que a sua empresa pode tomar em ordem de reduzir custos, vender mais e aumentar os lucros:

Troque o Marketing tradicional pelo digital

Além do consumidor estar consumindo mais conteúdo na web do que em qualquer outra mídia, a mídia digital é mais barata do que a tradicional. Se a sua empresa ainda não está presente no meio digital, seja com site, blog, redes sociais ou outros tipos de anúncio, agora é o momento de fazer parte.

Além disso, crie ações de marketing e vendas com empresas parceiras, também chamado co-marketing, reduzindo custos para os dois lados. Procure uma empresa cujo produto complemente o seu e faça uma campanha em conjunto, divulgando online, por meio de transmissões ao vivo ou postando fotos/vídeos dos produtos juntos.

Renegocie com fornecedores

Aproximar o relacionamento dos seus fornecedores é mais importante do que nunca. Renegocie valores, quantidades e prazos, especialmente com os fornecedores das matérias-prima para o seu produto. É importante que a qualidade do seu produto continue a mesma, portanto é importante solidificar essa relação.

Foque no relacionamento com os clientes

Manter os clientes que você já tem é mais barato do que ir atrás de novos clientes, portanto é importante que os vendedores criem um relacionamento próximo com os clientes com o intuito de fidelizá-los para que continuem comprando durante esse período.

Além disso, a fidelização de clientes pode trazer novos prospects por meio da indicação desse mesmo sem o custo de ir atrás. Portanto, foque em oferecer um atendimento personalizado para cada cliente, conhecer bem cada um e vender o produto certo para resolver o problema dele. Crie planos de fidelidade e descontos especiais. E metas específicas para seus vendedores negociarem mais com quem já é cliente.

manual de sobrevivência equipe de vendas

Analise os relatórios com rigor

Uma análise rigorosa dos relatórios de vendas em relação às ações realizadas faz toda diferença. Dessa forma você poderá traçar novas estratégias, porém mais assertivas, descartando métodos pouco eficazes e aprimorar o que está dando certo. Crie métricas e parâmetros para analisar quantitativamente o que está dando certo e o que não está.

Muitas empresas gastam tempo e dinheiro produzindo relatórios, mas só fazem uma análise superficial dos dados sem identificar possíveis erros e acertos. Não importa o porte da sua empresa, verificar o status dos seus projetos é fundamental, especialmente em um momento de instabilidade.

Para ajudar na criação de relatórios automáticos, invista em um software de vendas como o Landix Flex. Ele é um aplicativo integrado ao ERP da empresa, o que permite assertividade nos relatórios de controle de estoque. Além disso, por ser móvel, permite o monitoramento dos dados em tempo real.

Automatize a Força de Vendas

Analisando os custos operacionais das equipes de vendas, uma das melhores formas de realizar corte de custos é utilizar sistemas que automatizem as tarefas. Dessa forma fica mais fácil coordenar as atividades e os vendedores tem o tempo otimizado para produzir mais e melhor.

Mesmo que a sua empresa possua os vendedores mais qualificados do mercado, se eles não tiverem as ferramentas adequadas para trabalharem sem perder tempo com processos burocráticos, vocês podem estar deixando de ter resultados melhores. Economizar tempo, portanto, é sinônimo de ganhar mais dinheiro.

Uma excelente ferramenta para automatizar a Força de Vendas, é o Landix Flex.

Viabilize mobilidade para a Força de Vendas

Com soluções móveis e eficientes, sua equipe de vendas poderá produzir de qualquer lugar. Ter um software integrado com o ERP da empresa que seja possível acessar por meio de qualquer dispositivo potencializa a colaboração e agiliza os processos. 

Ter um sistema de vendas acessível para o vendedor onde ele esteja reduz custos monetários e de tempo com telefonemas para conferir estoque, deslocamentos para verificar pedidos feitos, assim como melhora a produtividade do vendedor que terá acesso ao histórico de contatos com o cliente, relatórios, catálogo de produtos com disponibilidade, gestão de estoque, entre outras informações.

Quer conhecer mais sobre um software de gestão de vendas que tem todas essas ferramentas? O Landix Flex pode te ajudar a reduzir custos e, consequentemente, ter mais lucros. Entre em contato. 

Até a próxima!

Entre em contato.


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