Como ser um vendedor externo de alta performance? Como manter a produtividade da sua equipe de vendas? Leia o artigo completo e descubra!

Em um estudo sobre o “Cenário de Vendas 2020 no Brasil”, realizado pelo LinkedIn, 70% dos vendedores disseram que a retenção de clientes se tornou uma prioridade maior em 2020, enquanto 44% disseram haver uma queda na taxa de resposta desses compradores. 

Ter alto desempenho como vendedor é uma das metas mais importantes para obter sucesso na carreira ou na gestão de vendas. Os vendedores impactam diretamente na conquista de novos clientes e, por isso, a busca por melhores resultados deve ser constante.

O que faz um Vendedor Externo?

É o vendedor que não fica, necessariamente, alocado na empresa. Faz parte da rotina do profissional, visitar os clientes em seus negócios e realizar vendas fora da organização em que trabalha.

Apesar de ficar mais tempo fora, não quer dizer que o vendedor não tenha metas para serem cumpridas, muito pelo contrário. Profissionais de vendas externas trabalham com indicadores, desafios e possuem objetivos que precisam ser alcançados diariamente.

Empresas e Vendedores de Alta Performance

Em um time de alta performance, existem muitos detalhes que precisam ser levados em consideração. Não basta investir em treinamento para vendedores se a empresa não oferecer tecnologia para melhorar os processos, por exemplo.

Por isso, analise as áreas que impactam, direta ou indiretamente, a rotina de um vendedor externo de alta performance:

  • Pessoas;
  • Processo;
  • Gestão;
  • Tecnologia.

Com todos áreas integradas, focadas no mesmo propósito, os resultados se tornam consistentes e rentáveis.

Como ter Alta Performance nas Vendas?

Um time ou um vendedor de alta performance precisa ter constância nas estratégias. Não basta fazer abordagens quando o fluxo de pedidos estiver baixo, é preciso ter sequência na abordagem realizada pela Força de Vendas.

Para medir a sua performance ou da equipe, considere 3 pontos:

  • Tenha objetivos claros e mensure os resultados;
  • Entenda a causa e efeito de cada índice (Um bom atendimento, fideliza o cliente, por exemplo);
  • Comunique para todos envolvidos os planos de performance;
  • Motive, invista e premie quem obter bons resultados.

Ter a previsibilidade no trabalho de vendas torna o papel do vendedor muito mais relevante para os negócios e para os clientes que buscam soluções. Trabalhe com estimativas e objetivos claros, dessa forma, será possível chegar em resultados cada dia melhores.

Empatia

O ano de 2020 mostrou que a empatia é uma prática que transforma as pessoas e os negócios. 

Uma pesquisa realizada pela McKinsey, mostrou que 89% dos compradores brasileiros descrevem sua impressão do vendedor como positiva; outros 49%, como muito positivas.

Apesar dos números apresentarem uma satisfação com abordagens realizadas por vendedores, cenários de transformação digital muito rápidas, exigem que as relações sejam feitas de forma cautelosa, sincera e com preocupação real nos benefícios para ambas partes em fecharem negócios. O perfil do vendedor que só pensa em vender está com os dias contados.

Produtividade

As vendas externas são um desafio para funcionários e contratantes. Muitas vezes, o vendedor possui o desafio de mostrar quais tarefas está executando, quais clientes deve abordar e quais são seus esforços para fechar negócios.

Hoje em dia, existem aplicativos modernos e intuitivos para realizar a conexão de supervisores e back-offices aos promotores em campo. O Dexer, solução comercial desenvolvida pela Landix, é um ótimo exemplo.

Utilize ferramentas disponíveis no mercado para garantir as entregas. Planilhas, e-mails e telefonemas são práticos, mas possuem menor integração entre todos os participantes do negócio. Dessa forma, é possível se destacar e conquistar espaço em um mercado cada vez mais competitivo.

Tecnologia

Por muitos anos, empresas de todos os tamanhos postergaram os investimentos em tecnologia. Hoje, já sabemos que ela deve ter destaque no planejamento de vendas de pequenos, médios e grandes negócios.

A inovação é uma grande aliada de profissionais e empresas que buscam melhorar a performance e atingir excelência. Para a área de vendas, possuir um software de automação de força de vendas com sistema multiplataforma, significa reduzir processos repetitivos, índices de erros e permite que as vendas sejam realizadas de forma padronizada. 

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